Capa 2014!

Capa 2014!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Sobre mudanças, desapego e arrumação de armário!

Por mais que tenhamos a ilusão (das boas, vamos combinar!) de que tudo na nossa vida está planejadinho e sob controle, volta e meia os planos originais mudam e isso nos impõe uma série de adaptações, não é mesmo?

Quem não conhece, por exemplo, aquele caso clássico em que a pessoa acabou de montar seu apartamento, muitas vezes com os móveis feitos sob medida para as suas necessidades e, em seguida, tem que de mudar para outra cidade (ou país)?


Pois é, muitas vezes se deixa para trás um armário meticulosamente planejado e organizado para se encarar um apartamento alugado e com móveis que nada têm a ver com o novo morador... ui!
  
Nessas horas geralmente as mulheres sofrem mais (pois realmente adoram ver suas roupas e seus acessórios devidamente arrumadinhos), mas todos podem se sentir um pouco desanimados com a tarefa de repensar tudo para um novo espaço, principalmente se ele for muito menor do que o anterior...


Enfim, escrevo tudo isso só para lembrar que, apesar de todos os pesares, as mudanças também podem ser ótimas oportunidades para fazer uma boa análise dos artigos que realmente necessitamos para a realidade e o momento de vida que se apresentam! =)

É uma boa chance, por exemplo, de provar aquela peça que a gente não usa há tempos, para ver se ainda serve e se ainda combina conosco...

É hora também de aproveitar que se tira tudo do armário para resgatar alguma peça que estava escondida e esquecida (duas coisas que não deveriam ocorrer, né??) e colocá-la novamente à vista para ser utilizada como se deve...

É o momento de (re)avaliar o que não está funcionando muito em na disposição das peças (roupas, acessórios, sapatos) e fazer as devidas melhorias no novo espaço (porque tem coisa que a gente só faz quando é obrigado a "baixar o armário", é ou não é? rsrsrs!).
´
Aí, se bater a dúvida sobre alguma peça que não é usada faz um bom tempo, mas pela qual ainda se tem um certo carinho, vale a pena dar mais uma chance a ela e deixá-la bem à vista, para facilitar a lembrança da sua existência e a consequente participação nos looks cotidianos.
Nessa hora da triagem, eu costumo chamar essa pilha de "pilha do pensamento" ou da "quarentena". Então, se funcionar pra você, fique à vontade para adotar a nomenclatura. ;)

E se, nesse processo, aparecer alguma peça muito bonita, que você tenha uma dificuldade imensa em se desfazer, mesmo sabendo que as chances de voltar a vesti-la são ínfimas (um vestido de festa, por exemplo), eis duas ideias para ajudar no desapego:

      1) Pensar se não há nenhuma reforma que você possa fazer nessa peça para usá-la de uma maneira mais condizente com o seu atual corpo/estilo/momento de vida (lembrando que há outros posts específicos sobre essa ideia: Renovando roupas e ideias, parte I e parte II).

      2) Procurar uma pessoa próxima que você sabe que poderá aproveitar a peça muito melhor que você. Sim! Uma doação com destinatário certo facilita muuuito a tarefa de se desfazer de peças queridas, pois uma coisa é fazer uma doação genérica a uma pessoa desconhecida, outra bem diferente é pensar que uma pessoa querida (que pode ser uma tia, uma prima, uma amiga...) vai aproveitar a peça bem mais que você e ficar muito feliz com isso!

E se rolar aquele apego a um item especial e super do coração, não se desfaça até sentir total segurança pra isso: guarde em um local especifico e bem protegido, talvez até dentro de uma bonita caixa e seja feliz!

Afinal de contas, quem não tem nenhuma guardado sentimental que atire a primeira pedra (é!) e a felicidade é saber equilibrar desapego e carinho na medida em que nos faz bem e mantém nossa vida funcionando em harmonia! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário