Capa 2014!

Capa 2014!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Estilo gourmet: estímulo para quem quer ficar fera na cozinha e top 5 de ingredientes versáteis!

Tem gente que parece que nasce sabendo cozinhar, certo? E há pessoas que simplesmente não têm a manha, rsrs...

Mas a boa notícia é que, mesmo quem não veio de fábrica com aquele talento nato para ingredientes, temperos e afins pode aprender sim a fazer muita coisa legal na cozinha: eu mesmo sou a prova disso! =D

Então, se você quer turbinar suas habilidades gastronômicas, a primeira dica é ter disposição, pois no começo toma um certo tempo e disciplina... mas vale a pena!
Principalmente porque, quando nós dominamos melhor a arte de cozinhar, temos bem mais opções à disposição para comer melhor. ;)

Daí, o legal é escolher algum site de culinária para ter como seu, digamos, professor virtual. Há vários bons, mas eu recomendo ter só um no começo, para manter o foco.
Aqui vou repassar as duas indicações que me deram: o Na Minha Panela e o Panelaterapia (ambos são ótimos),

Depois, uma dica que funciona bem é escolher um ou outro ingrediente que você não tenha muita familiaridade e ir procurando receitas com ele. Aí é só testar uma, duas, três receitas e, um belo dia, você estará na maior intimidade com o ingrediente até então desconhecido. ;)
Então é hora de partir para o próximo, e assim a gente vai criando um repertório variado de receitinhas com itens que, até então, não costumavam frequentar muito as nossas panelas.


Bem, depois de um período dedicado a novas (e bem sucedidas, ufa!) experiências gastronômicas, achei que seria legal compartilhar os meus ingredientes preferidos, aqueles que gosto sempre de ter por perto:

1. Legumes - não tem erro: legumes refogadinhos ou feitos no vapor, rendem sempre uma refeição quentinha e saborosa. Podem virar um simples mix colorido para uma jantinha leve,  um acompanhamento bem saudável para um grelhado ou mesmo um molho cremoso para uma massa. Sem falar que podem ir ao forno com carne, frango ou peixe (como esse aqui). Simples, leve e nutritivo.

2. Ovos - outro ingrediente super versátil, que pode acrescentar nutrientes extras em uma salada, virar um omelete super recheado (com legumes, inclusive, hehe..) ou turbinar o café da manhã na versão ovos mexidos.

3. Creme de ricota - essa dica eu peguei nos blogs culinários que mencionei acima, e desde então tenho sempre na geladeira, pois é praticamente um molhinho branco pronto, sem as frescuras do creme de leite. Mais prático impossível e sempre dá um toque bem saboroso nas receitas.

4. Queijo gostoso - além de ser um ótimo belisquete para acompanhar uma boa taça de vinho ou servir de aperitivo a alguma refeição mais caprichada, um queijo de sabor mais encorpado pode acrescentar um sabor a mais nas receitas mais básicas e deixar uma simples salada muito mais elaborada. Aqui em casa é praticamente um item obrigatório na geladeira. =)

5. Frango - obviamente essa não vale para quem é vegetariano, mas ter sempre um franguinho no freezer pode salvar a refeição em uma hora de emergência em que foi impossível ir ao supermercado. A variedade de receitas é enormes e os supermercados já disponibilizam pacotes com vários pedaços pequenos congelados (e soltinhos), o que facilita descongelar somente a quantidade que você vai precisar e evitar o desperdício.

E quer deixar tudo melhor e mais divertido?
Chame sua cara-metade ou sua turma de amigos para cozinhar junto com você! Fazer experimentos culinários em boa companhia é bem mais animado e rende muita troca de ideias!


Bem, é isso!
Espero que as dicas sejam úteis para mais gente que queira se animar na cozinha e a comer cada vez melhor! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário