Capa 2014!

Capa 2014!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O lápis, o papel e o cérebro...

Gente, vocês já sentiram que estavam desaprendendo a escrever? Ou que a caligrafia de vocês, que costumava ser bem bonitinha, estava em vias de se tornar um belo garrancho?

Pois eu já... e vou dizer que não foi nada agradável, rsrs...

E isso porque a gente praticamente não é exigido a escrever mais, vocês concordam?
Aliás, minha intenção era até fazer este post manualmente, para combinar com o tema, mas confesso que estava me tomando tanto tempo que desisti, rsrs..

Enfim, talvez seja meio antiquado, mas eu ainda admiro uma letra bonita e tento manter a minha com um mínimo de dignidade (principalmente do susto que tomei há algum tempo com os rumos que ela estava tomando...!), mas vamos combinar que exercitar a escrita manual hoje em dia é coisa rara...

O que me leva a perguntar aos que agora estão lendo este texto: como anda a sua caligrafia?


É, se você mal consegue se lembrar da última vez em que escreveu um texto manualmente, infelizmente é bem provável que tenha um susto agora, rsrs...
Mas a boa notícia é que ela melhora quando volta a ser exercitada, ufa!  =)

Agora, é realmente impressionante como a gente perde a agilidade na escrita manual... é uma sensação de desaprender mesmo, muito estranho... Pelo menos foi o que eu senti...
E daí fiquei me perguntando: era apenas a minha mão que estava destreinada ou era também o meu cérebro?
Bem, viagem ou não (rsrs), o caso é que eu me animei a fazer algumas pesquisas e os resultados foram bem interessantes, por isso resolvi dividir aqui com vocês. =)

Em primeiro lugar, descobri que mais gente por aí falando da mesma coisa, seja para abordar a questão da sensação de estar desaprendendo a escrever (como este texto do site Biscoitos Sortidos) ou mesmo para comentar que uma caligrafia feia ou ilegível está cada vez mais comum (link aqui). Já tem até livro sobre isso, como registra este texto da Revista Superinteressante.

Mas o que mais me chamou a atenção foi a existência de vários textos com base científica sobre o ato de escrever, falando especificamente dos reflexos que o abandono da escrita manual pode ter no processo de aprendizado, já que ela provoca uma reação cerebral muito mais intensa que o ato de digitar (atenção pessoal que está estudando para provas e concursos em geral!).

Bem, não vou ficar resumindo as ideias aqui, porque quem se interessou pelo tema provavelmente vai querer ler os textos (que também falam sobre a importante relação da civilização humana com a arte da escrita), então aqui vão os links:

- A mão ativa o cérebro
- Escrita manual facilita aprendizagem
- Vale mais uma caneta que um teclado... para o aprendizado (este inclusive tem os links para os estudos originais, bem legal!)
- How Handwriting Trains the Brain (este só tem em inglês, mas vale a pena para quem quiser praticar o idioma e estiver super empolgado com a leitura ;) )

Além disso, encontrei também este texto, intitulado Escrita para curar, que relata casos em que o uso da escrita como terapia teve ótimos resultados, inclusive em uma pesquisa que avaliou os efeitos da escrita para a saúde física e psíquica de gestantes, que pode interessar às minhas amigas (e demais leitoras, claro) que estão esperando seu primeiro filho. =)

É isso então, gente!
Se alguém precisava de motivo extra para voltar a praticar a arte da escrita (além de deixar a letra bonitinha), não precisa mais, né? rsrs!

E como fazer isso?
Uma sugestão bem legal é adotar o hábito de escrever um diário de viagem, assim você treina a escrita manual, registra com detalhes os principais acontecimentos dos seus passeios, tem uma ajuda para lembrar dos detalhes na hora de montar o álbum de fotos (nem que seja o virtual, hahaha) e, de quebra, ainda se diverte relendo as passagens depois de um tempo!

Aliás, quem quiser se divertir agora mesmo é só fazer o seguinte: pegar um pedaço de papel e escrever um texto qualquer (tema livre, mas tem que ser pelo menos um parágrafo, viu? rs).
Daí depois é só acessar este teste de grafologia para descobrir o que a sua caligrafia revela sobre você: você vai se surpreender com a precisão de alguns detalhes, rsrs...

E se alguém aí também já passou por esse aperto de ver que sua caligrafia estava ficando esquisitérrima e resolveu tomar uma atitude, fique à vontade para contar seu "causo" e que estratégias adotou para praticar a escrita manual. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário