Capa 2014!

Capa 2014!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Cabelos cacheados: dicas personalíssimas =)

Oi gente!

Uma amiga muito querida, a Carol, sugeriu o tema deste post, então eu fui obrigada a encaixar no cronograma! =)

Faz um tempinho que queria começar uma seção "cabelos" por aqui, pois é um assunto de interesse geral de toda a mulherada (e de cada vez mais dos homens também, não?), mas como gosto sempre de procurar opiniões especializadas para fundamentar as dicas, a inauguração do tema acabou sendo adiada até hoje, pois a pesquisa sempre exige um bom tempo na elaboração de cada post...

Mas diante dessa sugestão super especial, e como no quesito "cachos" eu já tenho uma boa experiência (modéstia à parte, hehe), resolvi fazer este texto de forma mais simples e direta, só com dicas do que tem funcionado bem para manter as minhas madeixas sempre saudáveis e bem tratadas. ;D


Enfim, são elas:

1. Hidratar sempre!
Como eu acredito que a frequência do tratamento faz muita diferença em termos de cuidados pessoais, acho importante fazer pelo menos uma hidratação semanal em casa mesmo, com aquelas máscaras de ação rápida para aplicar durante o banho (fácil e prático!).
Daí é só fazer uma hidratação ou nutrição mais poderosa em salão de vez em quando, para complementar, e faz anos que isso tem funcionado para manter a saúde dos meus cabelos.
Inclusive aqui neste post que escrevi para a Organizz tem algumas dicas de como se organizar com esses procedimentos caseiros sem perder o controle de frequência. ;)

2. Economizar no secador.
Os cachos ficam mais definidos se a gente deixa eles secarem ao natural, mas nem sempre isso é possível (principalmente no frio, brrrr!), então o que eu costumo fazer é deixar eles secarem o máximo de tempo possível ao natural e, quando não dá mais para fugir do secador, procuro secar bem próximo da raiz, bem gentilmente, para não agitar os fios (ou seja: sem algazarra, rsrs!).
Depois da raiz seca, se não dá deixar de secar os fios no comprimento, eu faço um rolinho com uma mecha bem grande dos cabelos (com as mãos mesmo) e continuo a operação "secagem delicada" ao longo dele. Isso ajuda a preservar o formato dos cachos e a não arrepiar tanto. Nessa mesma lógica, também gosto de deixar os cabelos enrolados em um coque suave logo após secar, pois parece que isso ajuda os fios a se "acalmarem" enquanto esfriam.
Sem falar que secar o cabelo com difusor também é tudo para um cabelo cacheado! ;)

3. Controlar bem o frizz da franja.
Às vezes o cabelo está lindo, saudável, com os cachos bem definidos, mas se a parte da frente dele está descontrolada, parece que compromete todo o conjunto, uma bela injustiça, rsrs...
Enfim, se isso estiver te incomodando, dê mais atenção a essa área com algum creme anti-frizz ou mesmo faça uma escova modelada só na franja: deixa o visual super arrumadinho, mas sem perder o visual cacheado no contexto geral.

4. Ter sempre um creme sem enxágue por perto.
Porque aplicar uma pequena quantidade do produto  nos cabelos secos ajuda a manter os cachos bem modelados e a controlar o frizz dos fios em geral.

5. Caprichar no corte.
É fato: cabelo cacheado, se for mal cortado, fica muito difícil de lidar. Então, se os seus cachos estão com uma rebeldia além do normal, pode ser que o problema seja um corte inadequado...
Talvez seja necessário até mesmo mudar de profissional, pois saber cortar bem cabelos cacheados é quase uma arte. Sério!
Além do mais, um bom corte pode deixar os cachos bem moldados por até três meses, então certamente é uma busca que vale a pena. ;)

Bem, creio que por hoje era isso, espero que gostem das dicas!
Principalmente a Carol. =)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário