Capa 2014!

Capa 2014!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Maquiagem: porque ter o suficiente é melhor

As tentações estão em todo o lugar: um novo BB cream que é lançado aqui, uma nova cor de sombra maravilhosa que sua marca preferida anuncia acolá... Não é à toa que a maioria das mulheres fica maluca em grandes lojas de cosméticos, é muita coisa linda e colorida junta! =)

Acontece que, quando temos muita coisa na nécessaire fatalmente acabamos usando muito pouco de cada item, daí as chances de o produto perder a validade ainda com bastante conteúdo na embalagem são grandes... E vamos confessar: dói jogar fora um potinho quase cheio daquela maquiagem que a gente adora, rsrs...



Pois é, acontece que usar produtos de maquiagem com validade vencida é um perigo para a saúde, principalmente aquelas usadas nos olhos.
Há algum tempo eu fiz uma pequena pesquisa sobre o tema e recomendo a leitura deste artigo da seção Equilíbrio e Saúde da Folha de São Paulo. Nele há explicações bastante claras sobre a melhor maneira de conservar sua maquiagem, bem como sobre os perigos de contaminação pelo uso de produtos com a data de validade vencida.

Inclusive um dos post feitos para a coluna na Organizz foi justamente sobre como manter esse controle tão complicadinho de prazos de validade, vale a pena espiar também. ;)

Enfim, a questão é que, além de aproveitar melhor a vida útil dos produtos, existem outras vantagens em se adquirir poucos e bons itens de maquiagem, vejam só:

- Pra começo de conversa, em uma sociedade altamente consumista em que vivemos, creio que toda a atitude que vai no sentido contrário, que nos ajuda a controlar um pouco essa tendência de querer comprar tudo o que vemos pela frente, ajuda no aprendizado de manter uma postura mais tranquila e minimalista diante de tudo.

- Ter menos produtos significa também ocupar bem menos espaço em casa para guardar tudo, e falta de espaço é um problema quase mundial hoje em dia, rsrs..

- Maquiagem também envolve autoconhecimento: do nosso tom de pele, do nosso estilo (discreto ou ousado, por exemplo), então conforme a gente vai aprendendo a prestar mais atenção nisso tudo, vai tendo mais paciência para experimentar várias bases até escolher a ideal, de provar várias cores de sombra e ver quais realmente valorizam a cor dos nossos olhos... Dai, com mais critério, acabamos ficando só com o que realça verdadeiramente a nossa beleza natural. E é impressionante como isso também acalma um pouco a vontade de sair comprando toda cor bonita de sombra ou qualquer base nova que é lançada. =)

- Tendo menos produtos e mantendo o controle da validade direitinho, você vai ver que a circulação de itens é muito maior e a renovação de alguns deles é mais frequente, oportunidade que você terá para acrescentar uma nova cor ou tonalidade no seu "repertório" e variar as possibilidades do seu conjunto.

E aí, não é uma ideia simpática? =)

Aliás, vou aproveitar essa linha de pensamento para compartilhar um texto que acho muito legal, publicado no Vida Organizada, justamente sobre um minimalismo que funcione para as particularidades de cada um. Muito legal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário