Capa 2014!

Capa 2014!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estilo gourmet: cupcakes de cenoura!

Tem uma receitinha de bolo de cenoura que eu tenho desde que entendo por "gente que tem caderninho de culinária": já foi testada e aprovada muitas vezes. =)

A novidade é que recentemente descobri que ela fica muito boa também em forma de cupcake, então não precisa nem untar e enfarinhar a forma, melhor ainda!

Olha os meus bolinhos aí:

Detalhe: eles ficaram quadradinhos porque eu deixei as forminhas muito grudadas na assadeira, rsrsrs!

Os ingredientes são:

- 2 xícaras de cenoura ralada
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de maizena
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 1 colher de chá de canela em pó

Preparo: bater no liquidificador os 3 primeiros ingredientes, colocar em uma tigela, juntar os outros e misturar bem.
Daí é só colocar em forminhas de papel e assar por 20 minutinhos em forno médio-baixo (aqui em casa ficou na casa dos 205 graus).
Com esse tempo os bolinhos da primeira fornada já estavam assados, mas a segunda fornada eu deixei uns cinco minutinhos a mais e achei que a textura ficou melhor, mais encorpadinha.

Eu sempre gosto de colocar uma parte da farinha de trigo integral junto com a branca, e também uma parte da quantidade de açúcar da versão mascavo, só para deixar a receita um pouquinho mais "natureba", rsrs...
Só não é legal colocar tudo, porque a farinha de trigo integral sozinha deixa a massa muito pesada e o açúcar mascavo em excesso faz qualquer receita ficar com gosto de "bolo mascavo", porque o sabor dele é muito forte.

Aqui em casa eu não costumo colocar cobertura em todos, porque o maridão prefere sem, mas a receita de cobertura é essa:

- 4 colheres de sopa de leite
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 6 colheres de copa de açúcar
Misturar tudo e levar ao fogo baixo até dissolver.

Aliás, pra mim uma das grandes vantagens de fazer vários cupcakes ao invés de um bolo grande é justamente essa: pode variar na cobertura e agradar todo mundo. Sem cobertura nenhuma também é interessante porque você pode colocar uma geléia ou um doce de leite (adoro!) sempre que quiser.

Receitinha simples e despretenciosa, que satisfaz a vontade de comer uma guloseima e deixa a casa com cheirinho de casa de mãe no domingo. =)

Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário