Capa 2014!

Capa 2014!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Especial para gestantes: dicas de ouro para curtir a gravidez no maior estilo!

Gente, sei que sou suspeita, mas o post de hoje está realmente muito legal! =)

Seguindo com a temática especial do mês das mães, surgiu a ideia de fazer um post com dicas práticas e funcionais de planejamento de guarda-roupa e aproveitamento máximo das peças durante a gravidez, pois são detalhes que podem facilitar em muito a vida da gestante que não quer perder seu estilo só porque tem uma barriguinha para administrar, mas também não quer gastar um dinheirão com roupas novas para essa fase da vida.

Porém, apesar de ter aprendido muito com minhas amigas que recentemente se tornaram mamães, a verdade é que eu não tive essa experiência em pessoa, então contei com a participação super especial de uma delas, a Sheila, que é uma mãe super estilosa, elegante e, o mais importante de tudo: mega prática e organizada! ;)
Olha ela aí, bem linda:

Imagem: gentilmente cedida pela família. Créditos: Paula Marcilli.

Vejam a fofura de "entrevista virtual" que ela deu pro Ideias de Estilo:

IE - Você sempre foi vaidosa e gostou de se vestir bem, sabendo o que funcionava ou não para o seu corpo. Qual foi o seu principal desafio durante a gravidez?

Sheila - Antes de engravidar, eu imaginava que ía ficar desesperada ao ver a balança mostrando um peso tão fora do meu normal. Ao ver uma grávida na rua (é até difícil confessar), ao contrário de muitas pessoas, eu não achava uma imagem linda, eu tinha era pena da coitada e o que tinha acontecido com o corpo dela...

Mas é incrível como essa percepção mudou completamente no exato momento em que recebi aquele resultado positivo: só o que eu queria era ver a barriga crescer, pra todo mundo saber que eu estava esperando um bebê e me achar a mulher mais linda e feliz do mundo! E acreditem, eu me achava mesmo. Vai entender a alma ou a natureza humana...
 
Acontece que essa fase do “ela está grávida, com certeza” demora pra chegar, e antes dela a gente tem que passar pela fase do “acho que ela deu uma engordadinha...” 
Então o maior desafio nesse período inicial (que pra mim foi até os 5 meses de gestação), foi não parecer que eu estava era precisando de dieta, rsrs...
Muitas das minhas roupas ainda serviam, mas o meu corpo já não era o mesmo, então a saída foi apostar nos famosos “truques alongadores de silhueta", como casaquinho ou colete aberto, lenços e colares longos, decote V...
 
 *Notinha comlementar do IE: ;D
Atenção para este detalhe, gente, pois tudo o que cria uma linha vertical ao longo do tronco ou do corpo ajuda nesse sentido: vale zíper ou abotoamento centralizados, recortes ao longo da peça... Funciona! 

Um truque que usei muito, até as minhas calças deixarem de servir por completo e ter que adotar as calças para gestante, foi utilizar um elástico fino entre o botão e a casa do botão.
*Notinha complementar do IE: olha o vídeo explicativo do truque aqui! 
Com o tempo passando e a barriga crescendo, aí a cintura foi oficialmente transferida do meio do corpo para a região embaixo dos seios: dessa fase em diante eu abusei dos cintinhos finos por cima de blusas, batas, camisas, vestidos, até por cima de casaquinhos e cardigãs.

Quando já estava mais pesada, o desafio foi literalmente “descer do salto”...
Não o abandonei completamente, claro (até porque meu ambiente profissional pede uma certa formalidade no vestir), mas quando usava, geralmente era um salto médio e grosso, que me dava mais segurança no caminhar. Acontece que é difícil achar sapatos com este tipo de salto que sejam modernos, geralmente têm cara de vovó, daí ninguém merece, né?
Nos fins de semana, sapatilhas e botas com salto baixo, tipo montaria, eram minhas companheiras. Porém, para usá-las com saias e vestidos foi importante ter meia calça (grossa e opaca) daquelas especiais para gestantes, que já têm o espaço certo para encaixar a barriga.
 
Além disso, acho que toda grávida deve usar e abusar dos acessórios: seja no pescoço, cabelos, braços... Porque eles demonstram um cuidado no vestir, uma preocupação com a imagem que é bonito de se ver, principalmente em quem está esperando um bebê.
* Notinha complementar do IE: assino embaixo!!
Esse capricho consigo mesma faz realmente toda a diferença! =)
 
IE - Lembro que logo no começo da gestação você organizou seu armário, deixando as roupas mais ajustadas mais acessíveis, pois seriam as que você deixaria de usar primeiro (super dica, hein pessoal!). 
Além disso, o que mais você recomendaria  para as mães de primeira viagem? Se você tivesse que fazer uma lista de itens essenciais para fazer o guarda-roupa de gestação render ao máximo, o que indicaria?
 
Sheila - Não tem coisa mais frustrante do que pegar uma roupa do armário, provar e perceber que ela não serve, né? Por isso, tão logo alguma peça deixava de servir, eu literalmente ensacava e jogava lá no alto do armário, pra nem lembrar da sua existência, deixando à vista só o que servia e as novas peças do meu guarda-roupa de gestante.
 
* Notinha complementar do IE:
Funciona para o armário e para a autoestima da mãe...
É unir o útil ao agradável ou não é? ;D
 
Muita gente diz que tem horror à roupa de grávida e que passou muito bem a gravidez com roupas que comprou em lojas comuns.
É verdade que a moda gestante deixa muito a desejar, mas eu não sei o que seria de mim sem algumas peças básicas que comprei em lojas especializadas (no meu caso trouxe dos Estados Unidos, quando fui fazer o enxoval do baby, por um preço beeem mais acessível).

A maior parte da minha gravidez eu passei no inverno, então, na lista do que eu considero que foi essencial estão:
  • 2 calças jeans para gestante (uma com a boca mais larga e que fiz bainha pra usar com salto e outra com a perna reta, que deixei no comprimento certo pra usar com sapatilha); 
  • 2 calças legging (antes de ficar grávida nunca tinha usado, mas na gravidez, com as batas e bota de montaria, eram super curingas para o final de semana);  
  • blusas de malha de manga curta e manga longa (daquelas mais compridas, que cobrem toda a barriga, sem precisar ficar puxando a todo instante);  
  • coletes e cardigãs longos (de tricô e de lã);
  • camisas de seda (as camisas de tecido plano logo deixaram de servir); 
  • meia-calça para gestante (comprei preta e marrom, opacas); 
  • batas mais compridas (porque chega uma hora que tudo o que a gente quer é o direito de esconder o bumbum);   
  • vestidos com cintura império (aproveitei os que tinha de antes da gestação);
  • sapatilha, sapato de salto médio grosso e bota montaria.
        
* Notinha complementar do IE:
Viu como dá para aproveitar várias novas peças mesmo depois de o baby nascer?
Especialmente os sapatos e peças auxiliares, como coletes e cardigans.
E atenção para os vestidinhos de cintura império que você já tem: se eles ficarem muito curtos com a barriga maior, lembre-se que ainda dá para usá-los como batas, acompanhados de uma legging. ;)
 
IE - Roupa de festa geralmente é um desafio para as grávidas, mas lembro (como se fosse ontem!) que você tirou de letra a questão. Poderia, por favor, dividir com as leitoras sua logística? =)

Sheila - Eu tive três convites para casamentos durante a minha gravidez.

No primeiro, eu ainda estava com 4 meses de gestação, então adaptei um vestido longo de festa que já tinha. Como o modelo tinha fechamento nas costas, pedi para retirar os colchetes e incluir uma amarração de espartilho com uma faixa do mesmo tecido, o que me fez ganhar uns 8 a 10 cm de circunferência, um conforto mais do que necessário.

* Notinha complementar do IE: mega dica, hein pessoal!
Olha como a criatividade é super amiga para ajudar todo mundo a aproveitar o que já tem no armário,
inclusive as gestantes!!
 
Para os dois outros eventos, como aconteceram com quase 3 meses de distância e eram com pessoas diferentes, utilizei um mesmo vestido longuete que mandei fazer sob medida e pedi para a costureira deixar tecido de sobra escondido.
Então, para a última festa, foi só abrir a prega interna que tínhamos deixado em cima da barriga e ele serviu direitinho para a nova silhueta. Outro detalhe importante é que o modelo tinha bordado ao longo do decote, para valorizar o colo: um truque que toda grávida deve usar em seu favor!

IE - Mais alguma dica de estilo que você considera de "utilidade pública" e adoraria dizer para as mães do mundo?
 
Sheila - Acho que o mais importante é se preparar psicologicamente para as mudanças que o seu corpo e a sua vida vão sofrer nesse período.
Apesar de ter adorado estar grávida, tinha dias que eu dizia que só queria um salvo-conduto de 24 horas, durante as quais eu voltaria a ter meu corpo, minha disposição, não precisaria pensar em nada para o bebê, poderia dormir de barriga pra baixo, sair pra dançar até cansar... Enfim, ainda hoje, sendo mãe, às vezes me pego tendo o mesmo desejo...
Mas quando lembro da minha gravidez, tenho uma sensação gostosa, me vêm à mente lembranças de uma época muito feliz. Além disso, todo o carinho do marido, amigos e família, lógico, contribuiu muito para que eu me sentisse bonita, plena.

Por isso não posso concordar com essa ideia de passar a gravidez usando simplesmente o que esta servindo, com a justificativa de que “passa tão rápido, pra que vou gastar?”.
Primeiro, porque passa rápido coisa nenhuma, só quem esperou 9 meses por um bebê sabe como demora, e segundo, porque essa fase é muito especial e você merece, e deve, se sentir maravilhosa barriguda.
A gente não tem um trabalhão e investe um bom dinheiro montando o enxoval e arrumando a casa para receber o bebê? Então vale a pena trabalhar e gastar mais um pouco consigo mesma, pra guardar lembranças maravilhosas dessa experiência.
Depois desse papo, a minha vontade é uma só: ficar barriguda de novo! Com a vantagem que, dessa vez, o guarda-roupa gestante já tem o necessário, posso gastar com o supérfluo ;-).

________________________________________________________

Enfim, não tenho nem palavras para agradecer à Sheila por ter dedicado um pouco do seu valioso tempo para, com toda a boa vontade, dividir sua experiência com as tantas gestantes que querem se manter lindas, elegantes e bem vestidas durante toda a gravidez, exibindo a barriguinha e o barrigão com toda a plenitude!!

Espero que seja inspirador para muitas futuras mamães!

Sheila querida: um super beijo para você e obrigada novamente!
Agora a torcida é oficial: que venha a sua próxima barriguinha e o seu próximo barrigão, para que você possa curtir toda essa experiência novamente, bem linda e bem feliz! =)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário