Capa 2014!

Capa 2014!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Moda e estilo: identifique os seus curingas!

Volta e meia a gente se depara com listas de 10, 15 itens básicos "que toda mulher deve ter", "essenciais para um armário inteligente" e por aí vai... Os populares curingas.

Com certeza ter peças estratégicas no guarda-roupa é algo fundamental para qualquer mulher, pois  elas fazer render combinações versáteis para quase todas as ocasiões, de uma maneira muito mais criativa e compatível com o seu estilo pessoal.

Imagem: cortesia de photostock no FreeDigitalPhotos.net

Sem falar que um armário bem pensado, com peças de qualidade, diminui muito a necessidade de compras frequentes, pois tudo o que ele precisa são algumas poucas novas peças para dar aquela oxigenada necessária e originar muitas outras possibilidades de looks.
E vamos combinar que saber gastar bem o dindin que a gente tem é sempre uma boa ideia! ;)

Entretanto, pessoalmente falando, vejo muitas listas com as quais, por várias razões, não me identifico muito... E mesmo respeitando a opinião dos autores (muitas vezes especialistas cujo trabalho eu admiro), não é raro eu pensar "hum, mas essa peça 'essencial' eu acho que não funcionaria bem pra mim, provavelmente uma peça "x" seria melhor ...".

Por isso, eis a proposta de hoje: cada vez que a gente se deparar com uma lista dessas, que são ótimas para ajudar a guiar na escolha das peças com vocação multiplicadora de looks, vale ter um pensamento bem crítico e se perguntar friamente se a peça sugerida seria mesmo o ideal pro nosso estilo (pessoal e de vida) ou se teria algum outro equivalente mais adequado em termos de forma, cor, material...

Imagem: cortesia de Rawich no FreeDigitalPhotos.net

É isso aí, vamos identificar os nossos próprios curingas! Afinal de contas, ninguém melhor que a gente mesmo pra saber quais são as nossas prioridades e do que gostamos mais, não é mesmo? =)

Por exemplo, como dizer para uma pessoa que mora no nordeste brasileiro que uma jaqueta de couro bem descolada é um item essencial para o dia-a-dia? Ou para uma pessoa super delicada?

Além disso, dependendo do seu estilo, você verá muito mais possibilidades em uma calça de alfaiataria em cor neutra do que em uma calça jeans escura ou uma legging preta... Isso sem esquecer que tem toda uma questão de biótipo e proporções corporais que também variam muito de pessoa pra pessoa...

E falando em cor, também recomendo cautela com listas que dão cor às peças essenciais, porque aí realmente é uma questão importantíssima de preferências pessoais.
Blazer preto, por exemplo, é uma peça que eu vivo tranquilamente sem, mas o meu blazer areia nunca fica parado muito tempo e já me acompanhou nas ocasiões mais diversas. =)

Daí, depois que você já estiver craque na identificação das suas peças essenciais, vai ser muito mais fácil acrescentar mais um item no seu guarda-roupa para compor com tudo o que você já tem, pois a sua "lógica de interação de peças" estará ativada!
Pode ser um blazer de cor forte e alegre, por exemplo, ou um "branquinho básico", que é quase tão versátil quanto o clássico vestidinho preto #mileumautilidades... já pensou nisso? ;D

Imagem: cortesia de marin no FreeDigitalPhotos.net

Mas, claro, não poderia encerrar este post sem sugerir uma lista de itens que eu considero uma das melhores (se não a melhor!) e que, justamente por flexibilizar a questão das cores e dos modelos, pode ser um ótimo ponto de partida para a gente dar aquela revisadinha básica no armário e ver que peça provavelmente será uma boa aquisição para fazer o conjunto render!

A lista é do Tim Gunn, o "Guru de estilo", que tem um programa muito legal na Discovery Home & Heath que já foi mencionado aqui antes (recomendo!). O portal Hagah tem a versão traduzida e, se alguém quiser conferir a versão original, pode acessar esta matéria da Revista InStyle.

E mais: para quem for casada, vale também ajudar o maridão a começar a pensar estrategicamente no armário dele, adquirindo peças inteligentes e que conversem com as outras que ele já tem, num conjunto que funcione bem tanto para o trabalho quanto para o lazer.
Um ótimo caminho para o casal estar sempre pronto para qualquer programação, com muito menos chance de brigar por espaço no guarda-roupa, pois ambos estarão sempre com as peças certas e pensadinhas, sem volume excessivo... É bom ou não é? ;D

E como hoje é sexta-feira, segue uma musiquinha boa para quem vai curtir em casal...


... ou na balada!


Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário