Capa 2014!

Capa 2014!

terça-feira, 2 de abril de 2013

"Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa", parte II: como arranjar tempo para fazer o que se gosta?

Depois do primeiro post deste blog, uma sugestão muito interessante me foi feita: desenvolver o tema da falta de tempo para fazer tudo o que se quer, por se tratar de um problema presente na vida de todo mundo.

E realmente é fato certo que quase todos gostariam de alguma horas a mais no seu dia para dar conta de tudo o que precisam fazer, então imagina para dar atenção a algum interesse extra...(!) Tudo isso por uma série de fatores, que podem ir desde a simples acumulação demasiada de tarefas e obrigações, até a falta de organização e planejamento das atividades do dia-a-dia...
 
Imagem: cortesia de winnond no FreeDigitalPhotos.net
 
Quem me conhece sabe que eu sou totalmente adepta da ideia de que uma vida com um mínimo de organização e rotinas melhora em muito a possibilidade de se dedicar a um hobby ou qualquer nova atividade em geral. E mais: tem momentos da vida em que nossos horários estão mesmo complicados de acertar, mas eu realmente acredito que devemos levar muito a sério as atividades que nos deixam felizes, pois, como dizem por aí (e pelo jeito a autoria oficial é atribuída a Tom Jobim), "a gente leva da vida a vida que a gente leva", né? =)

Mas, na verdade, já há tanta gente boa por aí falando de organização de tempo e como priorizar as atividades mais importantes, que realmente não me sinto à vontade para falar do assunto com mais profundidade: me sinto mesmo é na obrigação de divulgar um pouco mais detalhadamente os canais que me ajudam a estar em constante processo de melhorar a minha qualidade de vida por meio de rotinas de organização super funcionais! =)

Os sites já estão aqui ao lado, na lista de blogs.
Um deles é o nosso site parceiro a Organizz (que também está no Facebook), onde o Ideias de Estilo tem uma coluna semanal de moda e organização, tudo por uma moda que funcione! ;)
Ele dá dicas ótimas, principalmente em questões relacionadas à produtividade. E, quanto mais produtivos somos com nossas atividades obrigatórias, mais chance teremos de ter aquele tempinho precioso sobrando para atividades de lazer!
Um post que gosto bastante é este com 16 atitudes que irão aumentar sua produtividade, principalmente da questão de acordar cedo e imprimir mais velocidade nas atividades em geral.

Outro site é o Vida Organizada, que eu também acompanho com regularidade: ele aborda o tema com um viés bem realista e nele há vááárias dicas sobre como lidar com aqueles probleminhas do cotidiano que roubam o nosso precioso tempo aos poucos e evitar essas armadilhas.
Daqui recomendo a leitura dos post sobre a organização de um cardápio semanal (pode começar por este), pois realmente ajuda a otimizar a vida na cozinha, economizar muito tempo de supermercado e, de quebra, ainda ajuda a melhorar a alimentação em casa, facilitando o consumo de mais alimentos frescos. #tudodebom!

E então, a gente aprendendo a fazer render mais o tempo de trabalho e precisando, por exemplo, de apenas duas horas de mercado por semana, ao invés de cinco, fica bem mais fácil arranjar umas horinhas para fazer um curso de artesanato ou de dança, certo? ;)

Sem esquecer, claro, que nos intervalos entre os semestres regulares geralmente as escolas (de artes, de dança. de idiomas) fazer intensivos de poucas semanas (você pode aprender o conteúdo de um semestre em um mês!) e mesmo os cursos de três ou quatro meses passam muito rápido e geralmente valem a pena algum sacrifício extra em termos de acordar mais cedo ou dormir mais tarde, de ter os horários mais apertados entre uma atividade e outra, e por aí vai...

Além disso, aprender a gerenciar melhor o nosso tempo e fazer dele nosso aliado só nos traz benefícios: seja para dar atenção aos nossos interesses, passar mais tempo com a família e amigos, cuidar mais da saúde... Motivos para se animar com a ideia não faltam! =)

E, sei que parece meio clichê, mas acho que nunca é demais lembrar que o tempo passa rápido, e que a gente não pode marcar bobeira com ele, por isso o post de hoje encerra com um poeminha singelo, mas que nos faz refletir:

O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará. (Mario Quintana)
Imagem: cortesia de Salvatore Vuono no FreeDigitalPhotos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário