Capa 2014!

Capa 2014!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Destinos de estilo: Sevilha

Sevilla tiene una cosa, que sólo tiene em Sevilla...
(trecho de canção sevilhana popular, de Manuel Pareja Obregón)

Realmente Sevilha tiene una cosa... =)
Se você tiver a oportunidade, pense com carinho na possibilidade de visitar essa linda cidade no sul da Espanha, capital da Andaluzia.

Imagem: acervo pessoal. Plaza de España 
 
Mas, antes de continuar a falar sobre esse destino tão legal, vamos entrar no clima espanhol, com um dos maiores guitarristas flamencos da atualidade, Vicente Amigo:


Não lembro porque me ocorreu de falar de Sevilha... Mas a verdade é que o sul do país, a Andaluzia, é um ótimo destino de viagem, por isso merece ser divulgado aqui! Quem sabe até não inspira suas próximas férias? =)

E para quem quiser curtir o evento mais especial da cidade, vale marcar a ida para coincidir com a famosa Feria de Sevilla que, para resumir, é uma espécie de "carnaval flamenco" deles, onde a cidade inteira fica em festa: é pura animação espanhola!!!

A feria fica concentrada em um local específico (pensando bem, lembra também uma espécie de "Oktoberfest flamenca", mas acho que já deu pra captar a ideia, rsrs), cheio das chamadas casetas, que são quase como restaurantes (alguns públicos, outros privados) semi-abertos, onde se pode encontrar comida, bebida e, claro, dançar muito flamenco!

A data muda todo ano, e segundo o site FeriadeAbrildeSevillla (que parece ser o oficial) a deste ano será de 16 a 21 de abril. Tudo bem que já está meio em cima da hora para este ano, caso alguém se anime, mas vai que aparece alguma daquelas promoções relâmpago?? Vale a pena ficar de olho! =D
(e não é que acabou de pipocar uma que inclui a Espanha?? Está no site do Melhores Destinos, é só conferir!)

De qualquer maneira, a época de abril e maio é ótima para visitar a região, os dias são longos e a temperatura é super agradável.

A Andaluzia é o berço do flamenco e, uma vez estando lá, você terá a chance de ver ótimas apresentações! Procure pelas chamadas Peñas de Guardia (o site SevillaFlamenco.com pode ajudar) que são, como se poderia dizer, um legítimo flamenco para locais e apreciadores, e não um show só para turistas... é a-l-g-o! =)

Imagem: acervo pessoal.

Aliás, aqui vai um vídeo que traz ótimas tomadas da cidade, cuja tradicional música de fundo inspirou o comecinho deste post:


O vídeo contém, inclusive, imagens da Feria de Sevilla, é só curtir. ;)

Em termos de dicas gerais, o blog Dri Everywhere tem um post bem legal para começar a se ambientar com as principais atrações. No caso, elas ficaram só um dia na cidade, então imagino a correria...
Só o Real Alcázar, com seus lindos jardins merece, na minha opinião, um dia exclusivo só para ele... Mas o roteiro delas é bom, é só diminuir a velocidade que já é um ótimo começo para montar o seu. =)

Também tem a seleção de posts do Viaje na Viagem, do Ricardo Freire, que é sempre um site muito bom para pegar dicas de hotéis, e o site Sevilla.es (em português), cheio de material para pesquisar para a viagem!

Quanto à comida, vou repassar a recomendação que recebi da minha amiga e anfitriã (que segui à risca, rsrs): praticamente todo lugar, por mais simples que seja, tem uma paella boa, é só sentar e apreciar!
O bom é que lá também há a tradição das tapas, que são porções pequenas, então se pode experimentar várias comidinhas diferentes em cada refeição. Resumindo: comida boa e saborosa, dificilmente o visitante passa trabalho nesse quesito. =D

Há também a lanchonete Rodilla, que é um ótimo lugar para fazer lanchinhos.
Hum, e havia também um restaurantezinho com jeito de boteco com uma comida deliciosa na Plaza de la Alfafa, só pena que o nome não tem jeito de lembrar...

No mais, a dica mais preciosa que me vem à cabeça é: se possível, reserve pelo menos um dia para andar sem rumo pela Calle Sierpes e seus arredores, se perdendo pelas muitas lojas de artigos flamencos e pelas tantas pracinhas que Sevilha tem... Um passeio bem bom!

Imagem: acervo pessoal.

E quando a fominha bater, é só ir até a confeitaria La Campana (pelo menos o nome dessa pérola foi lembrado, oba!) para se deliciar com as guloseimas e recarregar as baterias. ;)

Ah, e o Museo del Baile Flamenco também vale a visita!

E, estando na capital da Andaluzia, você pode fazer um bate-volta em Córdoba, que também é uma graça de cidade e tem um dos monumentos mais impressionantes da cultura moura na Espanha: a Catedral de Córdoba, antiga Mesquita (site oficial parece ser este, LaCatedraldeCordoba), de tirar o fôlego!

De Sevilla também é possível visitar Cádiz e Jerez de la Frontera (esta menorzinha, mas de forte tradição flamenca e com vinícolas bem legais para se visitar) também indo de manhã e voltando à noite e, se tiver a oportunidade, feche com chave de ouro seu passeio pelo simpático sul espanhol indo para Granada (que é maior e mereceria pelo menos dois dias para visitar tudo decentemente), pois lá está La Alhambra, uma fantástica construção também de origem moura, que fica no topo de uma montanha:

Imagem: acervo pessoal.

Ah, há um post bem legal do ViajenaViagem sobre a visita ao complexo (lembrando que vale muito a pena reservar um dia inteiro só para ele!).

Enfim, um lugar lindo, comida e música de excelente qualidade, um povo gentil e alegre, há várias razões para incluir Sevilha na sua lista de destinos, assim como as cidades ao seu redor!
Então, #ficaadica! ;D

Ah, e hoje é dia de post de organização e moda na Organizz (blog e facebook), espia lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário